Tão pequeno, tão rápido... e tão perigoso! Já sabe de quem estamos falando, não é mesmo? O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus zika, tem sido assunto em todos os lugares. Além de nos livrarmos de toda água parada e limparmos bem os vasinhos em casa, precisamos nos proteger de outras formas.

Os repelentes são um meio de evitarmos picadas dos mosquitos, principalmente em momentos de epidemia. A OMS e o Ministério da Saúde, entretanto, alertam para o uso de repelentes que possuam substâncias como DEET ou Icaridina acima de 20% para adultos, e de 10% para crianças com mais de 2 meses de vida.

O que fazer então? Repelente caseiro! Ele também é muito eficiente contra picadas de mosquitos, já que possui um aroma desagradável para estes e, além de tudo, não possui substâncias tóxicas que podem ser prejudiciais ao organismo. Dessa forma, pode ser aplicado em adultos, crianças e até mesmo gestantes.

 

Aprenda a fazer:

Ingredientes

- 500 ml de álcool de cereais;

- 10 g de cravo-da-índia;

- 100 ml de óleo de amêndoas.

Modo de preparo

1- Em um frasco escuro, coloque o álcool e o cravo da índia. Feche-o e deixo-o protegido da luz por 4 dias. Mexa a mistura 2 vezes por dia, de manha e à noite.

2- Coe a mistura. Junte o óleo de amêndoas, agitando ligeiramente.

 

Pronto! Agora basta colocar o repelente em uma garrafinha com spray.

Curiosidade: o cravo-da-índia é rico em óleo essencial e em eugenol, uma propriedade inseticida que afasta mosquitos, moscas e formigas.

 

A duração do repelente é de aproximadamente 3 horas. Reaplique-o sempre que suar, se molhar ou praticar esportes. O repelente também serve para afastar formigas, basta borrifá-lo no local desejado. 

 

Esperamos que tenham gostado. Até a próxima!