De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo o responsável por 25% dos casos novos a cada ano. Para 2016, foram estimados 57.960 casos novos, que representam uma taxa de incidência de 56,2 casos por 100.000 mulheres.
Outubro é o mês da luta mundial contra o câncer de mama ficando, por isso, conhecido como Outubro Rosa. A luta começa pela prevenção, que deve contar também com uma alimentação saudável.
Pensando nisso, separamos 10 alimentos essenciais para prevenir o câncer de mama. Confira:
Maçã
Além de prevenir o câncer de mama, a maçã ajuda na digestão, moderação do apetite, retardamento do processo de envelhecimento, filtragem do sangue e prevenção do derrame. Por meio de suas fibras, a maçã também reduz o colesterol, contribuindo na prevenção do câncer digestivo.
Frutas vermelhas
Frutas vermelhas, como morangos, cerejas, framboesas e amoras, possuem fitonutrientes anticancerígenos chamados antocianinas que retardam o crescimento de células pré-malígnas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor.
Feijão/ Ervilha/ Lentilha
Esses grãos impedem a invasão das células cancerígenas nos tecidos adjacentes. Além disso, são fontes de fibras, colaborando para o controle da gordura e da glicemia no sangue prevenindo doenças digestivas e também cardiovasculares.
Azeite de oliva
O azeite tem capacidade de danificar o gene cancerígeno que aparece em 25 a 30% dos casos de câncer de mama. Também é considerado uma opção saudável ao óleo de cozinha convencional.
Uva
Os flavonoides presentes na fruta podem retardar o crescimento das células malignas no organismo. Entretanto, é bom ter cuidado com o vinho, por exemplo. O excesso de álcool prejudica todo o metabolismo e pode servir de gatilho para doenças.
Romã
Um estudo publicado na revista Cancer Prevention Research analisou a interação dos compostos da romã com a enzima aromatase, responsável pela produção de estrogênio e fundamental para o surgimento de células cancerígenas. Concluíram, então, que o fruto inibe sua ação.
Leite
O leite (e seus derivados) é um grande aliado na prevenção contra o câncer de mama. Possui diversas proteínas, que auxiliam na construção dos tecidos e na preservação dos músculos, cabelos e unhas. Também oferece as vitaminas A, B e D, que protegem os olhos, fornecem energia às células do corpo e melhoram a concentração, além de combater a anemia e fortalecer os ossos.
Brócolis
O sulforano – presente nos brócolis – elimina substâncias que podem originar células cancerígenas. Outros vegetais que também produzem esse efeito são a couve-flor e o repolho.
Alho
O alho tem ação anticancerígena e combate infecções causadas por vírus e bactérias. Ele também retarda o envelhecimento das células e fortalece o coração e o sistema respiratório. E não é só o risco de câncer de mama que o alho consegue reduzir, mas também a probabilidade do câncer de estômago, pâncreas e esôfago.
Ovos
Rico em colina, é associado a 24% de redução de câncer de mama de acordo com um estudo feito em mais de 3000 mulheres. A colina também pode ser encontrada em peixes, frango, carnes, trigo e no brócolis (olha ele aí de novo!).
Importante lembrar: além de uma dieta balanceada, a prática regular de atividades físicas é comprovadamente eficaz para a redução do risco de câncer.
Continue lendo nossas novidades e fique com a saúde em dia!
Fontes: INCA/ Ciclo Vivo