O glúten é uma proteína que está presente em diversos cereais, como trigo, cevada, centeio e aveia. Portanto, qualquer receita que possua um desses ingredientes vai conter glúten, mesmo que em pouca quantidade. Isso pode causar certa restrição alimentar às pessoas intolerantes (cerca de 1% da população).

A doença celíaca – nome dado à intolerância ao glúten – é uma reação autoimune do organismo provocada pela ingestão de tal proteína. As células de defesa do corpo não só atacam o glúten, mas também as paredes do intestino, provocando uma atrofia na mucosa intestinal que impede a absorção dos nutrientes. É uma doença crônica que exige a eliminação total do glúten na dieta por toda a vida.

Algumas pessoas, cerca de 10% da população, podem não apresentar intolerância, e sim uma sensibilidade ao glúten, o que também torna necessária uma mudança no cardápio.

Separamos aqui 10 sinais que seu corpo pode estar enviando para você cortar o glúten da alimentação. Confira:

 

1 – Problemas de digestão

Um dos sintomas mais comuns de intolerância é a digestão irregular contínua, que inclui gases, inchaço, prisão de ventre/diarreia. 

 

2 – Alterações frequentes de humor

Mudanças de humor bruscas e frequentes. Caso sinta-se deprimido, ansioso ou excessivamente ativo, comece a prestar mais atenção em suas alterações de humor e quando elas estão ocorrendo.

 

3 – Dores nas articulações

A inflamação é uma das causas das dores nos joelhos e outras articulações no corpo. A intolerância ao glúten pode causar essa inflamação.

 

4 – Queratose Pilar

Comumente conhecida como “pele de galinha”, a queratose pilar acontece pela incapacidade do organismo absorver ácidos gordos e vitamina A. Isso é causa de gastos intestinais devido à exposição constante ao glúten por muito tempo.

 

5 – Exaustão intensa e constante

Outro sinal de intolerância é a sensação de estar sempre exausto e desanimado.

 

6 – Fibromialgia e fadiga crônica

Ambas são um diagnóstico genérico quando a verdadeira causa da fadiga não foi identificada. A sensibilidade ao glúten pode ser a verdadeira responsável dessa fadiga.

 

 7 – Enxaqueca ou dores de cabeça intensas

Como já citamos, o glúten pode ser responsável por inflamações, inclusive no sistema nervoso. Logo, sua ingestão pode causar enxaquecas ou dores de cabeça severas.

 

8 – Doenças autoimunes

Caso a pessoa seja intolerante e continue ingerindo glúten, o corpo pode entender que está sob ataque, o que pode acarretar no desenvolvimento de várias doenças autoimunes como: lúpus, psoríase, artrite e esclerose múltipla.

 

9 – Desequilíbrio hormonal

A inflamação causada pelo glúten também pode afetar as glândulas suprarrenais, que acabam não trabalhando de forma eficiente. Eventualmente, os hormônios ficarão desequilibrados.

 

10 – Sintomas neurológicos

Outras consequências das inflamações são sintomas neurológicos, como tonturas e vertigens, além de dormência e formigamento nas extremidades.

 

Claro que apresentar apenas um ou dois desses sintomas não significa que você tenha intolerância ao glúten. Recomenda-se que, caso note vários desses sintomas, consulte seu médico e peça um exame específico.

Mas lembre-se: fique sempre atento à sua saúde e aos sinais que seu corpo está enviando!