O mel, conhecido como ouro líquido pelos nutricionistas, é um alimento funcional. Isso quer dizer que além de suas funções nutricionais básicas ele também oferece benefícios à saúde. Estão presentes no mel 22 aminoácidos, 27 minerais, entre eles cálcio, ferro, zinco, potássio, cálcio, magnésio, e ainda selênio. Também é cheio de vitaminas, como a B6, tiamina, riboflavina, ácido pantotênico e niacina

Mas tem duas coisas: primeiro, para usufruir de todos esses benefícios, o mel precisa ser “cru” (ou seja, não pasteurizado e nunca aquecido além da temperatura da colmeia). Segundo, o mel precisa ser verdadeiro. Isso mesmo. E nem todo mel que você compra no mercado é 100% mel. Na verdade, muitas marcas oferecem um mel que não é mais saudável que o açúcar branco, por exemplo.

 

Entendendo o mel falso

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o mel verdadeiro aquele que contém pólen. Porém, um estudo realizado nos EUA mostrou que em média 75% dos méis vendidos em supermercados não apresentaram polén em sua composição. Dentre as marcas orgânicas, apenas 29% não continham polén, por isso são consideradas mais seguras.

Muitas vezes o mel falso usa uma mistura de cana, de milho ou de beterraba. Xarope de arroz ou inúmeros outros agentes adoçantes são adicionados porque, dessa forma, a produção é mais fácil, mais rápida e mais barata do que a do mel real. Porém, esse tipo de mel não possui nenhuma propriedade nutritiva.

 

E agora? Como saber quando estou comprando um mel falso?

- Fique atento ao rótulo. Se na composição tiver algum adicional de glicose ou xarope de milho, não é o mel puro.

- Prove o mel. O mel real tem um sabor que lembra flores ou ervas. O mel falso é apenas doce.

- Teste uma gota. Coloque uma gotinha de mel no seu polegar. Se espalhar: falso.

- Faça uma mistura de mel e água e coloque umas gotinhas de vinagre. Se espumar, seu mel pode ter sido adulterado com gesso.

- Mel puro irá cristalizar ao longo do tempo ou quando colocado na geladeira.

- Coloque uma gota de mel em um palito de fósforo e acenda. Se queimar, é mel puro.

- Jogue uma colher de mel em um copo de água, se dissolver, é falso. Mel real afunda na água.

 

Esses pequenos testes que podem ser feitos em casa lhe darão uma boa ideia se você está consumindo um mel de qualidade.

Agora é só testar e aproveitar todos os benefícios do mel. Do real, hein?!